segunda-feira, 26 de agosto de 2013


 

Um momento para meditar...

 Escolha um tempo para você. Escolha também um lugar onde possa fazer uma caminhada. Se não há o costume de fazer caminhadas, faça uma experiência: andar e prestar atenção na caminhada é um jeito de meditar. Meditar com o corpo. Há alguns métodos que podem ser seguidos para começar seu caminhar meditativo. Experimente o efeito de cura espiritual que vem de uma boa caminhada.

 * Caminhe de forma consciente, preste atenção ao que está ao seu redor, caminhe inteiramente consciente, sentindo o que está fazendo. Cada vez que um pensamento lhe vier trazendo todas as tarefas acumuladas e que estão esperando por você, afaste-os e tente voltar sua atenção novamente ao que está vendo na caminhada. Preste atenção em sua respiração, inspire profundamente e expire soltando todo o ar. Pode fazer isso na cadência de dois ou três passos.

 * Ou caminhe prestando atenção em sua respiração (como acima) e vá recitando mentalmente uma palavra ou um versículo bíblico, por exemplo: a cada dois ou três passos, inspire e diga silenciosamente para seu coração: “O Senhor é meu pastor”. Na cadência de outros dois ou três passos, solte o ar e diga: “Nada me faltará”.

* Caminhe e preste atenção nas belezas da criação que o rodeia e sinta gratidão no fundo do seu coração.

 
"Você está morto no dia que disser: isso basta! Por isso se esforce sempre mais, siga sempre adiante, esteja sempre a caminho; jamais ande para trás, jamais se desvie do caminho." (Agostinho)

(Do livro: "Quando a Vida Dói...")