sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fé, amor e gentileza...

“Talvez a fé, a esperança e o amor não resolvam  tudo e nem todos os nossos problemas. 
Mas a vida sempre terá valido mais a pena se tivermos tido a sabedoria de ter fé e esperança e a coragem de amar.” (Vera Cristina Weissheimer)


“O Perfume”, um romance do escritor Patrick Süskind, conta a vida de Jean-Baptiste, que nasce num mau-cheiroso mercado de peixes e cresce tendo um olfato extraordinariamente apurado, mas ele mesmo não possui cheiro próprio. Por causa de seu estranho dom decidiu guardar cheiros de todas as espécies. Acabou por tornar-se perfumista desejando criar o perfume Absoluto. Não contarei o enredo todo por que vai perder a graça. Mas tenho pensado sobre a necessidade de termos, talvez não o Perfume Absoluto, mas mais perfume do que mau-cheiro em nossos dias. Não é só o mau cheiro do Rio Tietê ou do Pinheiros que me faz pensar em perfumar a cidade. Há odores muito mais estranhos que estão corrompendo vidas: a falta de gentileza, de educação, de consideração, de atenção. A falta de amor e de perdão. Esses são fedores que corrompem e adoecem a humanidade. Mas a GENTILEZA pode aproximar, o PERDÃO pode curar e o AMOR pode salvar. Que Deus que é AMOR possa transformar mentes, corações, instituições e relações para vivermos tempos mais gentis.



Sugestão de oração:

Tu que és Amor, toca corações e mentes para que relações possam ser transformadas, que o mau cheiro do mundo possa dar lugar a perfumes como perdão, gentileza, amor, presença, carinho, confiança... capacita-nos a sermos verdadeiramente irmãos e irmãs, onde um novo perfume possa se fazer sentir. Amém

Voto de bênção




“O Senhor esteja ao teu lado como teu grande amigo e companheiro de jornada;

O Senhor esteja acima de ti, velando por ti e te abençoando;

O Senhor esteja abaixo de ti, calçando os teus pés, firmando os teus passos;

O Senhor esteja às tuas costas, guardando-te completamente de pessoas desleais;

O Senhor esteja à tua frente, como luz que ilumina a tua caminhada;

O Senhor esteja dentro de ti, dando-te força, coragem, fé e vontade de viver;

O Senhor esteja ao teu redor, envolvendo-te completamente com o seu amor.”

Superando o medo




“Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. É nossa sabedoria, não nossa ignorância, o que mais nos apavora.
Perguntamo-nos: ‘Quem sou eu para ser brilhante, belo, talentoso, fabuloso?’ Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. Seu medo não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Nascemos para expressar a glória de Deus que há em nós. Ela não está em apenas alguns de nós; está em todas as pessoas. E quando deixamos que essa nossa luz brilhe, inconscientemente permitimos que outras pessoas façam o mesmo. Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta as outras pessoas.”
(Nelson Mandela)