segunda-feira, 19 de julho de 2010

Portas que só abrem de dentro para fora

Na Capela Keple de Oxford, na Inglaterra, está o original da pintura de Holman Hunt, intitulada "A Luz do Mundo". A pintura apresenta Cristo segurando uma lanterna e batendo numa porta fechada. Holman deixa um precioso recado nessa delicada pintura – se o trinco da porta está pelo lado de dentro, somente quem está dentro da casa tem o poder de abrir a porta deixando Cristo entrar. A Luz só poderá entrar se encontrar alguma passagem. Que grande verdade! Para que a Luz do Mundo possa habitar em mim, ela terá de primeiro encontrar a porta aberta – ainda que seja uma pequena fresta.

Há momentos em que somente nós, e unicamente nós que temos o poder de abrir a porta para a vida. A vida pulsa do lado de fora, o sol continua indo do nascente ao poente sem perder seu ritmo. A tristeza que parece ter usurpado o nosso lugar em nossa própria casa pode ter muito poder, mas não o de fazer o dia parar por nossa causa. Parem o mundo que eu quero descer! Algumas vezes eu gostaria de gritar como quem dá o sinal dentro de um ônibus. Não é possível. Este ônibus não vai parar.

Mas a boa notícia é que a tristeza não vai durar para sempre. Ela não tem esse poder. Toda tempestade um dia acaba. Então, não temos muita escolha, um dia teremos que abrir a porta deixar a Luz entrar e seguir adiante para outras paragens. Novas tristezas virão com certeza, mas também outras alegrias surgirão. No entanto sempre haverá uma Luz batendo à nossa porta insistindo em clarear nossa escuridão.
(texto de Vera Cristina Weissheimer)

Nenhum comentário: