terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Palavra transborda das palavras

Procurado de todas as maneiras e meios pelos seres humanos, Deus tem sido, desde sempre, um enigma que há quem queira decifrar. Homens e mulheres, não importa a idade ou a formação, em algum momento irão manifestar a inquietude que Castro Alves colocou no poema Vozes d’África: “Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu’estrela tu t’escondes. Embuçado nos céus?”


Se o que habita a nossa alma é a idéia de um Deus severo, um juiz punitivo, o sofrimento trará consigo um sentimento de abandono ainda maior. Quando não temos certeza que pecado poderia ser o causador da desgraça, surge a dor como a de uma criança que recebe um castigo sem entender a razão. Então, podemos clamar com Jó: “Dize-me de que me acusas!” (Jó 10.2).

No Antigo Testamento é comum a ideia de um Deus punitivo e controlador. Mas, essa não é toda a imagem de Deus, ele também, ali é apresentado como redentor – como aquele que ouviu o clamor de seu povo e o libertou da escravidão. Abriu o mar para que o povo perseguido pudesse fugir por terra seca. Deu pão dos céus (maná) quando os hebreus estavam com fome e fez água brotar da rocha quando estavam com sede. E, apesar de tudo isso foi chamado de Senhor dos Exércitos cujo nome sempre foi impronunciável – ao povo hebreu (hoje o povo judeu) ainda é proibido pronunciar o nome de Deus. Neste contexto a doença é relacionada a um castigo vindo dos céus, uma forma de expurgar alguma culpa mesmo que não se saiba qual seja.

No Novo Testamento, em Jesus – Palavra encarnada e atuante – Deus foi além, mostra sua face ao ser humano. O Evangelista João escreve que “ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus” (João 1. 18).

Em Jesus, Deus se faz gente . No Filho, o Pai mostra seu lado mais amoroso a quem não importa saber quem é pecador ou qual pecado foi cometido. Quando, por exemplo, os discípulos quiseram saber quem havia pecado para justificar a cegueira de nascença de um homem, Jesus responde: “Nem ele pecou, nem seus pais...” (João 9.3). Depois tratou de cuidar do cego, o acolheu, fazendo um emplastro com lodo feito da sua saliva e do pó da terra para em seguida convocar o doente: “Vai lavar o rosto no tanque de Siloé” (João 9.6,7). O cego foi ao tanque, lavou seu rosto, lavou seus olhos e voltou a ver.

A teoria do Deus castigador ou vingador cai por terra diante do sofrimento de inocentes. Diante de uma ala de oncologia infantil, por exemplo, vemos que “há dores que ultrapassam infinitamente toda forma de culpa”, como escreve a teóloga alemã Dorothee Sölle.

Mas também a idéia de um Deus amoroso não responde nossas perguntas, ao contrário, joga-nos mais dúvidas: Por que Deus me abandonou nesta minha dor?

É comum ver quem queira fazer de Deus um tapa-buracos quando outros métodos não dão conta de suas angústias. Há quem queira, enquadrá-la em suas crenças, tentando delimitar a Palavra de Deus entre as capas de sua Bíblia. Ali, sim, está a Palavra de Deus. Mas a Palavra transborda das palavras para dentro da vida, para dentro do mundo, para dentro de nós.

3 comentários:

sim disse...

Vera, são dois elementos que dão força e faz caminhar ao ser humano, saúde e espiritualidade...na vida sempre estamos expostos á doença, e no entanto, a experiência do sagrado vai dependendo de diversas fases de Deus, uns tempos vivemos o deus punitivo, outras o deus libertador, vai muitas vezes a experiência do sagrado unido a nosso processo de crescimento, talvez quando mais avançamos no caminho, a experiência de Deus vai mudando, ou conforme a idade, a experiência muda, como muda nossa forma de amar... grande abraço

Anônimo disse...

A minha parca compressão acerca do que o Manuel disse: Eli, Eli, Lama Sabactani lá na cruz, sendo que no seu próprio nome está embutido a idéia ou seja o significado de Deus Conosco, estando Ele na terra Deus estava sempre com Ele. No livro de João . O Deus Conosco disse várias vezes que Deus-Pai estava com ELE por exemplo: Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. João 14:10
E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre O QUE LHE AGRADA. João 8:29
Por acaso Jesus não AGRADOU AO PAI? Quando deu a Sua Própria Vida em nosso favor?
E a minha resposta para quem me questionar acerca das Palavras aramaicas.
Cerca da hora nona, bradou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactani; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27:47
Estão nas passagens de João 11:41,42 para quem acredita que foi desamparando por Deus, quando Jesus Ressuscitou Lázaro.


Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
"EU BEM SEI QUE SEMPRE ME OUVES, MAS EU DISSE ISTO POR CAUSA DA MULTIDÃO QUE ESTÁ EM REDOR PARA QUE CREIAM QUE TU ME ENVIASTE". João 11:41,42
No momento essa é a minha explicação, mas estou pronto para aprender mais sobre a bondade de Deus. Eu estou certo que Deus não desprezará ninguém que está em Cristo.
Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
2timóteo 2:13
Certa feita quando estive num enterro duma membra da comunidade há mais de vinte anos isso, havia alí no enterro, uma mãe inconformada e angustiada por causa da morte de um filho policial, que fora cobrar uma dívida lá no Estado amazonense e alguém o matou alí. Essa mulher sempre me via em companhia dos meus irmãos, indo para igreja que ficava perto da casa dela, as vezes eu ia juntamente com um pastor ou um diácono visitar essa irmã que morrerá quando estava adoentada em seu leito. A mulher inconformada e angustiada não queria ser consolada. Isso me lembrou o texto que diz: Assim diz o SENHOR: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentação, choro amargo; Raquel chora seus filhos; não quer ser consolada quanto a seus filhos, porque já não existem. Jeremias 3:15
Então essa senhora me perguntou: Por que Deus matou o meu filho, sendo que ele "virará crente". Eu respondi ,mas Deus-Pai entregou o seu próprio Filho para morrer na cruz. Quando ela me respondeu de volta dizendo com as seguintes palavras: Eu não creio mais em Deus, eu me calei. Eu conheço um diácono que quando eramos crianças frequentavamos conjuntamente a escola dominical sendo ele mais velho que eu uns quatro ou cinco anos. Ele gostava de contar que eu o fazia rir, e aos seus irmãos ao cantarmos a passagem bíblica em que Davi venceu Golias, eu trocava a palavra Golias por Gorila eu não sei que nome se dá a isso, mas eu continuo ainda trocando as palavras. A sua mulher o traiu com o esposo de sua irmã, um evangelista. Ele não abandonou a sua mulher, mas a Deus, até o presente momento não fiquei sabendo se houve uma reconciliação da parte dele com Deus. Se eu não me dedicasse a leitura da bíblica eu estaria acreditando até hoje que Deus não nos deixa nada de ruim acontecer e estaria acreditando na teologia do triunfalismo Caça niqueis.
As mesmas pessoas que acreditam que Deus despreza, podem ser as mesmas que acreditam em seus corações que Deus não existe.
Diz o néscio no seu coração: Não há Deus... Salmo 14:1
Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.
Salmos 119:165
Meu comentário: Carlos Conde

Unknown disse...

Acredito que você esteja querendo dizer "Emanuel" e não "Manuel"...