terça-feira, 10 de julho de 2012

Faça Contao! Importe-se!


“Amou daquela vez como se fosse a última.
Beijou sua mulher como se fosse a última.
E cada filho seu como se fosse o único.
E atravessou a rua com seu passo tímido.”
(Chico Buarque)




Entre o vai-e-vem de gente e carros, na semana passada, um jovem pulou do viaduto próximo ao hospital, hoje, mais uma vez, alguém “flutuou no ar como se fosse um pássaro... Morreu na contramão atrapalhando o tráfego”, como canta Chico Buarque.

Um suicídio a cada semana? Isso deve nos inquietar. O que houve? Quem era? Que dor foi tamanha que já não era suportável?
Faça contato. Importe-se! Olhe bem para seu colega, preste atenção em seu olhar. Preste atenção em seus filhos, seu companheiro ou companheira. Há dores que as pessoas não contam e uma atenção, um gesto de solidariedade, de carinho, pode fazer a diferença na vida de uma pessoa. No livro “As bênçãos de meu avô”, a médica americana Rachel Naomi Remen, escreve “Grandes bênçãos vem em pequenas embalagens.” Perguntar para a pessoa como ela está e realmente parar para ouvir o que ela tem para dizer, pode ser uma bênção curativa. Abraçar o colega de trabalho, dizer um bom dia, olhar nos olhos para que realmente perceba que está se importando com ele. Quando não sabe o que dizer, estar junto é sempre a melhor coisa a fazer.
Nosso “Bom dia”, costuma ser tão rápido e desatencioso que nem ouvimos a resposta. Diferente fazem os indianos. Estes cumprimentam-se com “Namastê”, que quer dizer: “vejo a centelha divina dentro de você”. Os judeus, por exemplo, quando se encontram, cumprimentam-se com “Shalom”, que é um desejo de saúde total. Também significa, “a paz do Deus que habita em mim seja sobre você”. O termo iídiche: Gut shabbes. O equivalente para os árabes é o cumprimeto Assalamu Aleikum.
Então, da próxuima vez que disser “Bom dia”,
Importe-se verdadeiramente com aquela pessoa que você está cumprimentando - espere pela resposta.
Isso pode fazer a diferença!



Nenhum comentário: